Páginas

aChado dE pErdido


Se você é como eu, já se lamentou por milhares de coisas que perdeu. Na hora foi uma tragédia. Mas depois de um tempo, coça a cabeça e pensa: não é que foi melhor assim?

Hoje perdi as horas. Ontem, a noção do tempo. E amanhã posso perder o dia. No fim, talvez perder seja a condição necessária para encontrar outra coisa [o tio Aristóteles já deve ter dito isso]. O que só se descobre quando de fato a encontra. A mesma história de quando se perde. Você só se dá conta na hora que precisa. Ou na hora que perde ainda mais. Mesmo já tendo perdido há mais tempo.

E tem sempre alguém que diz aquela frasesinha estridente, que dói só de pensar: "daqui a pouco você vai perceber que foi melhor ter perdido isso para encontrar algo melhor". Não que isso traga algum consolo. Muito pelo contrário. Mesmo sabendo que de fato é uma verdade e já aconteceu antes. Mas é muito. Muito difícil perceber quando ainda não se encontrou a tal outra coisa. O que fazer então? O jeito é fazer como o nosso saudoso D. João VI quando ele não sabia o que fazer. Fazia nada. E encontrou a solução onde menos esperava. No Brasil.

Nenhum comentário: