Páginas

uSe e aBuse dOs óCulos


Você usa óculos? Se não usa, deveria. Se usa, continue usando, por favor. Hoje, um par de óculos salvou a minha vida e amanhã pode ser a sua. Tudo bem, eu não iria morrer de verdade, mas provavelmente estaria com um olho a menos agora [ou um olho de vidro a mais]. Não importa se você é gordo, magro, tem orelhas cumpridas ou um rosto quadrado demais. Há um par de óculos perfeito esperando por ti. E que um dia pode ser o seu herói. Foi o que aconteceu comigo. Já explico. 



Era plena tarde de sábado e após uma longa manhã de sono, estava eu em pé às 14h para começar o dia [ou terminar, o que tem acontecido com certa frequência]. Enfim, a grande idéia foi limpar a casa. Sim, se você a visse entenderia. Aproveitei que minhas companheiras de apartamento tinham ido para a Itália passar a Páscoa e fui fazer o serviço sujo do feriado santo, literalmente. Comecei pelo banheiro. Duas horas, 30 minutos e 1L de cloro depois, a casa de banho [banheiro em Portugal] estava mais limpa do que nunca. Ok, exagerei no cloro e os meus olhos arderam um bocadinho [ok, muito]. O primeiro sinal do que estava por vir. 



Em seguida foi a vez da cozinha ganhar uma atenção especial do meu espírito doméstico pascoal. Mas ela merece, o ambiente mais frequentado da casa e o mais interessante também. Mas há 3 semanas que ninguém cuidava dela com o carinho merecido. Entretanto, este sábado a minha cozinha mostrou toda a fúria de um amor abandonado. Primeiro foi o chão, 20 minutos para remover a camada extra de gordura. Tá bem, exagerei. Mas é que chega um momento que você se acostuma com a sujeira e pensa que ela faz parte da decoração da casa [ou da sua vida]. E aquela luz amarela alaranjada pregada no teto baixo não ajuda muito o nosso senso de limpeza. Mas enfim, o chão foi guerreiro, quase implacável [respeito isso], mas a fúria do meu rodo falou mais alto. E um brilho mágico, porém singelo do chão amarelado começara a despertar. Mas afinal, o que os óculos tem a ver com tudo isso? Calma, já chego lá. 



Depois do chão, foi a vez do fogão. O curioso é que acima dele, há uma chaminé construída para fazer a função de exaustor. Não vou conseguir descrever em um post a sujeira acumulada nas paredes daquele buraco. Mas para a nossa sorte [ou azar, nesse caso], há uma grade de metal que não deixa a sujeira cair. Não que eu tenha visto nada cair sobre a comida, mas às vezes não fico contente com o meu refogado de legumes. Será? Bom, afastei o fogão para limpá-lo melhor e quando me viro para pegar o spray multiuso, a grade despenca no chão. Até aqui tudo bem, ninguém ferido. Mas quando fui colocar a grande de volta no seu prego, eis que encosto a bendita em dois fios descapados da antiga luz que ficava ali. Shazammmm!!!!!!! Curto-circuito. Um trovão estourou bem na minha cara. Não deu tempo nem de piscar. A luz da casa inteira apagou. Tudo preto.

Não conseguia me mexer e imaginei o estrago na rede elétrica do bairro todo. E considerando que já inundei a apartamento do vizinho de baixo, que é o presidente da junta de freguesia, estaria frito, literalmente. Em seguida liguei o disjuntor para reacender as luzes. Ufa, funciona. E para minha surpresa, desespero e alívio [tudo junto], a lente esquerda dos meus óculos estava preta e lascada. Wow. Meus óculos me salvaram de uma monocegueira. Sentei na cadeira e refleti meia hora em como seria a minha vida sem o olho esquerdo [tudo bem que é o olho que enxerga menos, mas a minha vida sem ele seria bem menos agradável].

Depois de tudo, limpei os óculos, segureio-os com a ternura de um pai recém-nascido e por alguma razão, lembrei-me de um trauma de infância: estava eu com 11 anos [já usava óculos desde os 7] numa aula de ciências, quando o professor, um senhor de 40 anos, com uma barba negra bastante assustadora e que atendia pelo nome de Tironi, chamou-me de “4 zóio” no meio da aula, para que eu prestasse atenção. Todos riram, foi foda. Marcou a minha quinta série. Hoje dei graças a Deus por ser 4 zóio. Melhor 4 zóio do que três, não?

Enfim, cheguei a uma conclusão bastante plausível do acontecimento: sinais. Sim, como naquele filme do Mel Gibson, dos ets e tudo mais. Todos os incidentes da vida daquelas pessoas aconteceram para que no momento decisivo [no caso a invasão dos ets], a Terra pudesse ser salva. No meu caso, tive que usar um par de óculos durante 19 anos para salvar o meu olho esquerdo. Valeu a pena.

Conclusão 2. Quer um conselho? Use filtro solar, mas não se esqueça dos óculos. Fortes emoções para uma tarde de sábado, e como dizia o Rei, “não tire esses óculos, use e abuse dos óculos”.

Nenhum comentário: