Páginas

bOlo dE cEnoura

Se você é brasileiro vai entender essa. Vai entender porque provavelmente já comeu bolo de cenoura com cobertura de chocolate. Sabe aquela que vira uma casquinha depois que esfria? Tudo bem, a outra cobertura melada também é boa. O foda dessa é a lambança. Parece que você está comendo manga ensopada no fondue de chocolate em cima d0 tapete branco da sua tia neurótica por limpeza. A verdade é que você ficou 40 minutos ao lado de um forno a 250º C [523,15 K] esperando o bicho ficar pronto. E mais uns 15 minutos até esfriar [a pior parte]. Comeu. Comeu. Lambuzou. Esse é o troco, meu caro. Mas vale a pena. Depois é só lavar o dedinho dentro da boca. E pegar outro pedaço.

Voltando à casquinha. Eis um dos mistérios da vida. Não dá pra entender como uma cobertura à base de nescau, leite, açúcar e uma colher de margarina pode ficar tão boa. Aliás, a própria massa do bolo é algo inacreditável. Farinha, um punhado de cenoura [previamente descascada], açúcar, leite, fermento, e depois, joga tudo no liquidificador. Fácil. Vrum. Vrum. Encheu de espuminha? Tá pronto. Aí é só despejar o líquido numa forma [tabuleiro em Portugal] untada com manteiga e farinha [a parte que dá mais trabalho em todo o processo]. Lembrou de preaquecer o forno? Relaxa, eu também nunca lembro. Espere até o bolo se desprender da forma. A essa altura você já deve ter feito a calda. Não vou contar a receita porque calda é algo muito pessoal. Melada ou casquinha? Isso constrange muita gente. Finalmente, despeje a calda por cima do bolo ainda quente. Dica: faça uns furinhos no bolo com o garfo. Assim ainda ganha um recheio de brinde. Inacreditável, não? Você acabou de fazer o bolo de cenoura da mamãe [ou da vovó].

Para acompanhar, prepare um copaço de leite com toddy bem preto [o nescau você já usou no bolo]. Agora corre para o sofá senão vai perder o começo da sessão da tarde. Hoje é terça, dia dos Goonies. E tá chovendo.

Um comentário:

Ty Nascimento disse...

Ai Deliciaaaaaaaaaa!!! Bem, como eu tenho os goonies em casa... esta é uma ótima idéia!!!